sábado, dezembro 30, 2006

O mestre Senna em Donington 1993

No 611 Report de hoje a recordação de uma das tardes mais fantásticas deixadas nas pistas de Fórmula 1 por um dos maiores pilotos da história, talvez mesmo o melhor de sempre.

Ayrton Senna neste GP demontrou em toda a plenitude o talento que tinha. À chuva e com pneus "slick" passou Schumacher, Wendlinger, Hill e Prost na 1ª volta. Para recordar aqui essa primeira volta "louca" e a última volta/cerimónia do pódio com narração de Galvão Bueno da TV Globo.

Ayrton Senna guardou esta como uma das uas grandes vitórias. Foi nesta pista que para Frank Williams, Senna fizera 10 anos antes o primeiro teste de F1.

Senna descreveu assim esta tarde em Donington: "Chovia muito. Larguei em 5º mas a 1º volta foi um tiro psicológico na concorrência. Fui espremido pelo Schumacher, tive que colocar duas rodas fora da pista, passei o alemão antes da primeia curva e mergulhei a cata de Hill. Passei o inglês na freada. A próxima vítima era Prost. Esperei as curvas duplas do S e como ele freiou antes do normal abriu uma brecha por onde me meti. Com 18 voltas a pista secou e todos pararam pra colocar slicks. Resolvi pisar fundo para fugir do Williams, mas fiquei entre a cruz e a espada. Afinal, é arriscado ser rápido com pneus de seco no asfalto úmido. Mas se diminuísse o ritmo os pneus perderiam pressão e temperatura e o carro ficaria sem aderência. Ainda tive problemas nos pit stops. No terceiro, uma roda traseira direita travou e a parada me pareceu uma eternidade. No instante de voltar a colocar pneus de chuva, o rádio não funcionou, não me ouviram, entrei e passei direto pelos boxes, sem efetuar a troca. E, para aumentar o suspense, fui avisado que tinha problemas de consumo. Mas como meu tanque vazou no grid e não houve tempo para reparar, ele ficou selado, o que impossibilitaria reabastecer. Como a gasolina estava no limite, mudei o estilo de pilotar: trocava as marchas em rotações mais baixas, aliviava o pé antes das entradas das curvas e freava com menos ímpeto. Ufa! Foi assim que cheguei vitorioso e exausto no final das 76 voltas, uma a frente do Professor Prost".

1ª volta


Última Volta e Pódio

Sem comentários: